VENTO DE INVENTAR
é um grupo que faz arte pra criança, composto pelas multi-artistas e arte-educadoras Denise Venturini, Livia Golden e Danuza Novaes.
O projeto teve o sopro inaugural em 2012, feito por Denise, com as narrações autorais: “O palhaço e a pena”, “Medo da Noite” e “Conto um Canto, Canto um Conto”, sendo a última registrada no disco homônimo, lançado em 2014.
No ano anterior, já havíamos retomado, com a aula-espetáculo “Superpoderes dentro da gente”, a parceria de Denise e Livia de uma década , iniciada em 2001 junto ao Grupo ÓcTrombada, com produção de projetos que envolviam música, teatro e educação voltados ao público infantil, tendo integrado como atrizes-cantoras, entre outros, o espetáculo premiado por melhor música originalmente composta do Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem: “Kin Con Krof: pra cantar e imaginar”, em 2007.
Em 2015, Vento de Inventar enveredou também na produção audiovisual com o lançamento de um canal no YouTube, contendo animações, jogos, videoclipes, videoaulas e contações de histórias. Tudo feito integralmente por nós: do roteiro à arte gráfica, da gravação à publicação.
De lá para cá, continuamos a dar aulas e oficinas, a circular por Casas de Cultura, escolas, espaços culturais, teatros, SESC’s, Bibliotecas Municipais, Livrarias e passamos a participar cada vez mais de projetos ligados à educação, como o Projeto Literatura Viva do SESI – SP (2014 e 2015). Também prosseguimos produzindo novos conteúdos e o show musical “Eureca!” (2017).
Desde 2018 criamos a contação de história “No Seu Lugar”, projeto recheado de contos e músicas de diversos países africanos, que visa difundir cada vez mais culturas ancestrais de nossa brasilidade.
Em 2019, como “criautoras”, ampliamos um pouco mais nossa área de atuação e lançamos, em parceria com a Editora Estrela Cultural, dois livros e quatorze videoclipes musicais animados intitulados “Pegadinhas animais” e “Adivinhas Coloridas”, na XIX Bienal Internacional do Livro Rio.
Em 2021 , lançamos “Lendo a Lenda”. No mesmo ano, ele entrou, junto com “Pegadinhas Animais”, na relação de obras aprovadas para integrar o Projeto Minha Biblioteca da Cidade de São Paulo.
Em 2022 , circulamos por CEU`s e Bibliotecas públicas fazendo contações de histórias para alunos e alunas da rede publica de ensino.
Percorremos um caminho transversal entre as artes e a educação, com a vontade de multiplicar os saberes, atuando como musicistas, atrizes, arte educadoras, compositoras, diretoras e escritoras; somadas aos constantes estudos, formações e pesquisas voltadas à infância.
Celebramos a potência transformadora da arte!
A gente brinca em serviço, mas com muita seriedade e sempre inventando arte.
DENISE VENTURINI
Licenciada em Educação Artística com habilitação em Música pela UNESP, trabalha há mais de 16 anos como educadora musical e na criação de conteúdos artísticos e educacionais voltados ao público infantil. Unindo diversas linguagens como a música, as artes visuais (como ilustradora), artes cênicas e audiovisual, desenvolve seus projetos em diversos formatos como livros, álbuns musicais, vídeos e apresentações artísticas.
LIVIA GOLDEN
É pós-graduada em Educação Musical pela Faculdade Paulista de Artes, licenciada em Sociologia, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desde 2002 atua como arte educadora para crianças de todas as idades. É escritora de livros infantis, compõe, arranja e executa trilha para videoclipes, espetáculos de dança e teatro. Dá oficinas música e faz contação de histórias. Parceira dos grupos KalungaErê e Meninas do Conto.
DANUZA NOVAES
É formada em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Unisa, Canto Popular pela ETEC de Artes, Sonoplastia em teatro pela SP Escola de Teatro. Criou o projeto KalungaErê, que é um guarda-chuvas de ideias criativas para as infâncias. É cantora, contadora de histórias, produtora cultural, arte-educadora, ativista cultural, intelectual periférica, compositora, poeta e ativadora do fazer cultural da cidade de São Paulo.